A cultura da Polônia, cuja origem remonta aos primeiros eslavos, foi profundamente influenciada pelos seus laços com os "mundos" germânicos, latino e bizantino; fora o diálogo contínuo com os demais grupos étnicos e minorias que vivem na Polônia.
O povo polaco é tradicionalmente visto pelos artistas mundiais como hospitaleiro e ansioso para acompanhar as tendências culturais e artísticas populares em outros países.
Música:
A Polônia tem uma cena musical viva e diversificada e até mesmo os seus próprios gêneros, como a poesia cantada e o disco polo. Inclui desde compositores famosos como Chopin ou Penderecki, até música folclórica tradicional ou regionalizada. Hoje, a Polônia é um dos muito poucos países europeus onde o rock e o hip hop predominam sobre o pop, enquanto que todos os gêneros de música alternativa encorajam desenvolvimentos futuros da música polaca.
Movimentos de arte:
Polônia Jovem foi um período modernista da arte, da literatura e da música polonesa que cobriu cerca dos anos desde 1890 até 1918. Ele foi um dos efeitos da forte oposição às ideias do positivismo e promoveu os caráteres da decadência, do neo-romantismo, do simbolismo, do impressionismo e do Art Nouveau.
O termo foi conhecido após um dos manifestos de Artur Górski. O manifesto foi publicado no diário Życie ("A Vida"), com sede em Cracóvia, no ano 1898 e foi imediatamente aceite em todas as partes da Polônia dividida, como analogia a outros termos parecidos: Alemanha Jovem, Bélgica Jovem, Escandinávia Jovem, e assim sucessivamente.
A literatura polonesa do período foi baseada sobre duas concepções principais: A primeira concepção foi a típica desilusão modernista verso a burguesia, seu modo de viver e sua cultura. Os artistas que seguiram esta concepção acreditaram também na decadência, no fim de toda a cultura, no conflito entre os homens e sua civilização, e na concepção da arte como valor supremo. Entre outros autores destacam-se Kazimierz Przerwa Tetmajer, Stanisław Przybyszewski, Wacław Rolicz-Lieder e Jan Kasprowicz. A segunda concepção foi a continuação do romantismo, e daí advém a designação neo-romantismo. O grupo de escritores que perseguiu esta ideia foi menos organizado; esses mesmos escritores cobriram uma vasta gama de temas nas suas escrituras: desde o sentido da missão do polonês na prosa de Stefan Żeromski até desigualdade social descrita por Władysław Reymont e Gabriela Zapolska, passando pela crítica da sociedade polonesa e também pela história da Polônia de Stanisław Wyspiański
O desporto mais popular na Polônia é o futebol, cujas equipas mais populares são o Wisła Kraków e o Legia Warsaw, também conhecido por Régia de Varsóvia. A Polônia foi sede do Euro 2012 juntamente com a Ucrânia. Foi o primeiro grande evento de futebol a ter lugar no país.
Cinema:
No cinema destaca-se filmes como Amator e filmes como Katyn (2007), sobre o sofrimento do povo polonês e sua história.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura_da_Pol%C3%B3nia
https://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura_da_Pol%C3%B3nia